Refletir a realidade da sociedade é a função da moda. Trazemos estilos e tendências que de acordo com o repertorio individual se traduz no cotidiano. Quando juntamos o clássico, o moderno e trazemos a moda vintage (peças com a exclusividade que as grandes marcas não trazem mais hoje em dia) as tendências nos guiam e se dissolvem criando uma outra moda, a chamada moda altenativa.Funcionando a mesma como mídia de expressão artística juntando na maioria das vezes peças e acessórios fora de uso pela massa criando um estilo singular.
Pensamos a moda como material renovável nada caira em desuso se trouxermos ao nosso universo de expressão livre, cada vez mais vimos uma moda saudosista e nostálgica em todos os aspectos. Um bom exemplo disso são as saias bufantes, as chamadas ‘balonês’ que volta repagina dos anos 80 alem das bolinhas, bolsinhas a tiracolo e cabelos de franja sessentista. Outra imagem que se repete esta no universo ‘fashion’, cabelos coloridos, ‘hello-kitty’ e outros ícones infantis, tênis coloridos e tantas outras peças que acabam distinguindo os grupos em um breve olhar. São essas diferenças que criam a identidade que buscamos sempre conquistar, fugindo do processo de imitação da moda e não procurando difundir os padrões das classes elevadas que vêem vantagem em consumir roupas simplesmente com fim de ostentação.
Essa busca em sua maioria vem associada a um modo de vida que privilegia o potencial criativo da cultura urbana se opondo a industria da moda, criando um processo de construção com grande significado.O urbano sempre será fonte inegostavel de referencia e na rua que a moda encontra sua verdadeira essência, abandonando a imparcialidade da vitrine e se tornando um elemento difusor de sentido, de identidade e existência.
2 comentários:
adorei seu blog e essas meias listradas!
as listras estão sempre nos meus olhos.
passarei por aqui sempre, pra saber mais um pouquinho desse universo da moda.
beijos
Bethania
Adorei o texto, Valéria.
Acredito q define muito bem a moda alternativa.
Ela é casual.
Tem a ver com o clima, com a cena, a cultura, os costumes, e principalmente com as individualidades.
Parabéns.
Bjão!
Postar um comentário